A memória é como um grande campo aberto, cuja vegetação está crescendo e a vida ressurgindo constantemente e urgentemente, é uma alameda de verdades e descobertas… sempre que nos vemos diante de uma memória nos vemos diante de nós mesmos, dos nossos e daqueles que, de alguma forma tocamos com a nossa própria vida. São eles que, de alguma forma chegam para se alegrar conosco, celebrar e fazer da nossa própria memória um reflexo vivo de quem somos.
Hoje anunciamos mais uma vez o Prêmio Albano Schwarzbold! Este ano homenageamos Marlene Arcifa. Celebramos sua vida, suas conquistas e convidamos você a celebrar conosco! A memória de quem somos como sociedade reside na memória daqueles que, conosco celebram a força de uma identidade científica que transcende a individualidade, o tempo… transcende quem somos individualmente e transborda em esperanças para o futuro.
Marlene nos trouxe em sua leveza a compreensão de que a ciência é de todos para todos… que ser grandiosa é acolher aqueles que estão apenas iniciando sua caminhada, direcionando-os a esta imensa alameda onde as memórias vivem e se encontram a experimentar a partilha. Marlene com sua elegância, força e liderança sutis nos indicou que há grandeza em exaltar e impulsionar a grandeza do outro. Que é possível ser e estar para o outro sem perder sua essência e identidade, pois ambas só estão presentes quando nos tornamos disponíveis para a vida e para aqueles que necessitam de nós… à Marlene nosso reconhecimento por sua grandeza, obra científica e pessoal… nosso reconhecimento por sua benignidade e altruísmo!
Texto e fotos: Luciana Barbosa
Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras cresceu a minha poesia.
Minha vida…
quebrando pedras
e plantando flores.
Cora Coralina
Assista ao vídeo em: https://www.instagram.com/ab.limno/reel/C-j-vtHAqwS/?igsh=aDhlOHRxMHZwODdy
O prêmio Albano Schwarzbold é uma homenagem da ABlimno a este grande ícone da Limnologia e tem como objetivo enaltecer profissionais que atuaram e atuam na formação humana e no crescimento da Limnologia no Brasil!
Este prêmio será concedido todos os anos por ocasião do aniversário de refundação da ABlimno, em agosto!