Biblioteca
Aqui você encontrará as principais publicações da ABLimno, tanto as publicações históricas como as publicações mais recentes! Seja bem vindo ao acervo da Associação Brasileira de Limnologia! Compreenda a evolução da Limnologia no Brasil e no mundo através do nosso belo acervo!
Acervos
Acesse o acervo da ABLimno!
O periódico Acta Limnologica Brasiliensia publica artigos originais em limnologia, compreendendo os aspectos físicos, químicos e biológicos da ciência aquática. Seu escopo inclui todos os ecossistemas de água doce tais como riachos, rios, lagos, alagados, ambientes hipersalinos, reservatóios e estuários. Os trabalhos taxonomicos serão aceitos se a informação sobre a distribuição ecológica e geográfica for incluída.
LimnoEcos
Revista de Popularização da ABLimno
Comunicadores-chefe:
- Jorge Portinho
- Stefano Zorzal
- Luciana Gomes Barbosa
Escopo e formato das seções
Noticiário – aperiódico
Apresentar notícias relacionadas a eventos, acontecimentos, obituários, datas comemorativas, entre outras. O noticiário funcionará primariamente por figuras, tipo folders. As informações textuais devem ser resumidas a palavras ou pequenas frases. (tamanho da figura 7,5 x 7,5 cm)
Entrevista
Entrevistas com especialistas da área, gerenciadores de recursos hídricos, ONG’s, etc… Cada entrevista deve ter um tema central e será conduzida por meio de perguntas formuladas previamente. A entrevista pode ser realizada pessoalmente (telefone ou vídeo-chamada) ou por mensagens, onde as perguntas serão enviadas para o entrevistado (preferencialmente por email). Entrevistas feitas por vídeo-chamadas ou por telefone podem ser gravadas e disponibilizadas no Youtube e Instragram (no caso de gravado somente o áudio, ficaria num formato de podcast). Dez a quinze perguntas serão realizadas na entrevista.
Divulgação científica (teorias, publicações, e opinião sobre o tema)
Textos curtos sobre manuscritos publicados em periódicos científicos, mas com caráter mais geral de divulgação. Algo parecido com textos de livros de divulgação científica, ou da revista Fapesp. Devem ser escritos em até 1000 – 2500 palavras.
Notas técnicas
Manuscritos sobre métodos ou práticas relacionadas à limnologia, podendo ser em um formato mais leigo, ou de forma mais técnica, porém com um detalhamento maior. Deve ser escrito em até 1500 palavras.
Vídeos
- Webnários gravado e depois postados no Youtube.
- Material de divulgação.
- Mini-documentários.
- Lives sobre temas específicos.
Submeta sua proposta e receba nossas orientações pelo email abaixo: popularizacaoablimno@gmail.com